Sobre o ENDIPE

A crise paradigmática e a emergência de novos conceitos e valores na contemporaneidade não deixa incólume a Universidade. Em tempos de revolução científica e tecnológica, ritos, saberes e modos de intervenção social vem sendo amplamente questionados, como também tem despertado valores e outras sociabilidades que precisam ser investigadas e trazidas à baila nos diversos segmentos da educação. Assim como as questões históricas que atravessam o fenômeno educativo e as práticas sociais da educação editam eras que fazem emergir situações políticas que necessitam de reflexão e enfrentamento. As reformas educacionais implantadas desde 2016, como o programa Escola sem partido, a reforma do ensino médio, são exemplares icônicos do grave momento político que caracteriza o país no governo atual.

Para onde vai a Didática? O enfrentamento às abordagens teóricas e desafios políticos da atualidade foi o tema escolhido após debate entre os representantes da Didática e práticas de ensino de vários estados brasileiros. Com o tema gerador e eixos temáticos subsequentes, pretende-se refletir e discutir sobre diferentes formas de se interpretar o fenômeno do ensino, pensando em novas abordagens didáticas que superem o modelo troncular transmissivo conteudista. Pretendemos estimular a apresentação de trabalhos de pesquisa e estudos que tensionem as práticas educativas  e as políticas educacionais que necessitam de enfrentamento, no momento presente e no futuro.

 

Objetivos

  • Divulgar pesquisas, estudos, experiências sobre a Didática, práxis pedagógicas, docência, saberes docentes, currículo e formação de professores, no entrecruzamento de múltiplos olhares sobre o cenário político-social da atualidade, seus desafios, embates, enfrentamentos e implicações sobre a educação básica e educação superior.
  • Discutir coletivamente e ressignificar o estatuto da didática na contemporaneidade, com base em abordagens críticas, emancipatórias, inovadoras, criativas, em busca da compreensão e (re)construção de práxis efetivas em favor da transformação social.
  • Congregar experiências didáticas, confrontar paradigmas, criar espaços de interlocução, diálogos e de trabalho cooperativo entre as instituições e as pessoas.

 

Público-Alvo

Visa atender 2500 participantes, educadores e outros profissionais, através de simpósios, painéis, conferências, e pôsteres.