Eixo Temático 1
Didática: abordagens teóricas contemporâneas
Ementa geral:
O campo da Didática na contemporaneidade: sujeitos, emergências, tensões e suas tecnologias próprias. Contribuições oriundas das aproximações realizadas entre a Didática e as distintas áreas do conhecimento. As relações e implicações produzidas entre a Didática e as narrativas de formação docente.
Subeixo 1 – O estatuto epistemológico da didática no contexto atual
Ementa:
O estatuto de uma Didática Multidimensional que fundamente a prática do ensino como um fenômeno complexo e multirreferencial. Experiências educativas nos contextos escolares e universitários e alternativas metodológicas inovadoras (ensino- aprendizagem baseada em investigação); Reflexões a respeito de uma nova perspectiva sobre a Práxis Pedagógica contemporânea articulada aos interesses emancipatórios.
Subeixo 2 – A didática e as perspectivas pedagógicas na atualidade
Ementa:
Conceitos, abordagens e proposições didáticas em torno da educação e diversidade cultural. O multiculturalismo (classe social, religião, gênero, sexualidade, raça, etnia) e suas implicações para educação escolar. Estrutura social, poder e mecanismos de diferença e desigualdade. As formas dominantes de capital cultural, as políticas de diferença e os interesses ideológicos presentes em textos e narrativas educacionais – livros didáticos, programas de ensino. A didática na perspectiva da identidade e das diferenças. Didática e movimentos sociais.
Subeixo 3 – As tecnologias da informação e comunicação no currículo e práticas de ensino
Ementa:
Didática e mediação pedagógica no ensino presencial e na educação a distância. Metodologias de ensino e processos de aprendizagem. Tecnologias da comunicação e informação, multiletramentos e educomunicação. Mediação didática e processos de avaliação: aproximações e distanciamentos.
Eixo Temático 2
A Didática e os desafios políticos da atualidade
Ementa geral:
A didática e o contexto político contemporâneo: inserção e desafios. Os projetos de regulação da educação escolar (BNCC, Escola sem Partido, Reforma do Ensino Médio) e a profissionalidade docente. As proposições atuais para a formação de professores e o enfrentamento às questões políticas contemporâneas.
Subeixo 1 – As reformas políticas atuais e a profissionalidade docente
Ementa:
As reformas políticas e o papel da Didática no debate contemporâneo. Internacionalização das políticas educacionais e repercussões no funcionamento curricular e pedagógico das escolas. As reformas curriculares e suas implicações didáticas. A profissionalidade docente e o embate igualdade/diferença e universalismo/relativismo no trabalho pedagógico do professor.
Subeixo 2 – A Didática e as políticas de formação dos Pedagogos(as)
Ementa:
Políticas de formação do pedagogo(a) no contexto atual: propostas oficiais, dilemas e desafios. Reflexões em torno das continuidades e rupturas das práticas pedagógicas dos pedagogos(as). Debate em torno da superação da compreensão dicotômica entre o saber e o fazer; a teoria e a prática; a educação e o ensino. A pesquisa da própria prática pedagógica e o rompimento com a didática prescritiva rumo ao movimento dinâmico e dialético entre o pensar e o fazer.
Subeixo 3 – Tensões e Possibilidades entre a didática e os cursos de Licenciatura
Ementa:
A redefinição de possibilidades epistemológicas e formativas do papel da Didática nos Cursos de Licenciaturas. Diálogos possíveis entre a Didática Geral e as Didáticas Específicas. Integração entre conhecimento pedagógico-didático e conhecimento disciplinar. O paradigma do Professor pesquisador e professor reflexivo. O debate sobre a ameaça do (neo)tecnicismo na formação do professor da Educação Básica.
Eixo Temático 3
A Didática, seus saberes estruturantes e formação de professores/as
Ementa:
O papel da didática e seus desafios na constituição dos saberes docentes para a formação inicial e continuada de professores/as. A Didática no currículo das licenciaturas, sua relação com as disciplinas específicas, as de Fundamentos da Educação, Metodologias de Ensino e Estágios Curriculares. Didática nas áreas específicas de conhecimento e o esvaziamento do saber político-pedagógico. Didática e as práticas de ensino para a educação básica e para o ensino superior.
Subeixo 1 – Saberes docentes estruturantes na formação de professores
- Ementa:
Saberes pedagógicos e saberes didáticos na prática educativa. Mediação didática e mediação cognitiva, o papel do professor. Planejamento do processo de ensino e aprendizagem: discutindo paradigmas. Metodologias ativas e participativas. Avaliação da aprendizagem - perspectivas em diálogo . Relação professor-aluno; relações afetivas, psicopedagógicas.
- Subeixo 2- Didática na formação de professores para a educação básica e ensino superior
Ementa:
Didática e as práticas de ensino referentes à formação de professores para a educação básica e para o ensino superior. Práticas de ensino e a relação teoria e prática no cotidiano escolar na educação básica e no ensino superior. Saberes e práticas da docência na educação superior. Didática na educação superior e processos de ensino e aprendizagem. Didática na pós-graduação. Estágio de docência na educação superior. Didática e formação de formadores. Pedagogia universitária. Didática e assessorias pedagógicas na educação superior. Processos de desenvolvimento profissional do professor da educação superior.
- Subeixo 3 – Didática e currículo
Ementa:
Didática, currículo, diversidade e justiça social; Didática e multiculturalidade. Ensino, currículo e pautas políticas, sociais e culturais na contemporaneidade. A Didática no currículo dos Cursos de Licenciaturas. Formas de organização do conhecimento escolar e implicações sobre os processos didáticos; Projeto político-pedagógico e sua articulação com o planejamento de ensino; Atos de currículo e formação; Currículo e inovação pedagógica; Políticas de currículo e desdobramentos no campo didático.